O estado de Tocantins dará início, na próxima quarta-feira (1º), ao vazio sanitário da soja, medida que segue até 30 de setembro e tem como objetivo reduzir a incidência da ferrugem asiática, considerada a principal doença da cultura. Durante o período fica proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas de soja no campo.
- Saiba as notícias mais recentes sobre a soja na comunidade Soja Brasil no WhatsApp!
A implementação da medida será coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), que realizará ações de monitoramento e fiscalização nas áreas cultivadas para garantir o cumprimento das regras do vazio sanitário, informou a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins em nota.
Apesar da restrição, o Tocantins manterá autorizado, em caráter excepcional, o cultivo destinado à pesquisa em terras altas e à produção de sementes, incluindo sementes para uso próprio. Também serão permitidos projetos de pesquisa e ensino desenvolvidos nas Planícies Tropicais sob sistema de subirrigação, desde que atendam às exigências estabelecidas pelos órgãos competentes.